Vamos conferir os 5 mais segundo o site Vagalume?



5 - Nine Inch Nails - Closer

Para a história da própria banda, poucos clipes tiveram tanta influência para o sucesso quanto Closer tem para o Nine Inch Nails. O grupo chamou muita atenção na época com este videoclipe, que para passar na televisão teve diversas imagens cortadas. Closer é um daqueles raros casos que música e clipe se confundem, pois fica difícil imaginar a canção sem suas fortes cenas.

O próprio líder da banda, Trent Reznor, fez um comentário que reforça esta ideia. "A coisa mais difícil aconteceu: a canção soou melhor para mim, assistindo o videoclipe. E a música é minha".
 



4 - Marilyn Manson - (s)Aint
Antes de assistir ao clipe, poderíamos resumí-lo para vocês com a seguinte informação: existem cenas com drogas, auto-mutilação, nudez e sexo. Ou seja, com certeza (s)AINT não é um dos clipes mais leves que você pode assitir.

Para se ter uma ideia da censura que o clipe sofreu, depois de ser banido nos Estados Unidos, o grupo lançou uma versão "comportada" para a Tv.












3 - Madonna - Like A Prayer


Um clipe tão polêmico quanto famoso, Like A Prayer de Madonna é o mais antigo de nossa lista.

Dirigido por Mary Lambert, Like A Prayer ganhou prêmios e críticas. Suas referências religiosas incomodaram muitas pessoas, mas o conjunto da obra também tornou Like A Prayer um dos maiores de seu tempo. 


O clipe gerou muita polêmica na época de seu lançamento (1989), pois algumas pessoas fizeram uma leitura errada de seus elementos. No vídeo, Madonna reza para um santo negro (São Martinho de Porres), beija a imagem, que chora, e vem a vida. 



2 - M.I.A. - Born Free


A cantora é M.I.A. é polêmica e todo mundo sabe disso. Porém, ela voltou este ano mostrando que sempre pode surpreender seu público.

O clipe da canção Born Free é o mais recente desta lista e nem por isso o menos polêmico. Talvez, seja um dos mais. Tanto que a obra do diretor francês, Romain Gavras, traz diversas metáforas políticas, mas nem por isso foi bem recebido.

Para se ter uma ideia, Born Free chegou a ser excluído do canal de vídeos Youtube e hoje faz parte de conteúdo liberado apenas para maiores de idade.













1 - Lady Gaga - Alejandro


O novo e talvez maior fenômeno da música Pop dos últimos anos, Lady Gaga vem focando suas forças em seus mais recentes videoclipes, do disco "The Fame Monster".

Foi assim com a canção Telephone (feat. Beyoncé), um curta de aproximadamente 10 minutos que estabeleceu um novo padrão de superprodução para os vídeos musicais, nos dias de hoje.

Agora, com Alejandro, aposta em imagens fortes para criar uma nova polêmica: seu clipe é inovador ou apenas superestimado?

A menção a símbolos religiosos em algumas cenas deixou muitas pessoas desconfortáveis. Menos de 24 de horas após o lançamento de Alejandro, seu diretor Steven Klein se apressou em explicar algumas cenas. Em entrevista, ele disse que o simbolismo religioso não trazia nada de negativo, mas apenas uma representação da batalha da personagem entre forças obscuras e a salvação de sua alma.

Bem, mesmo explicando bastante, é inegável até mesmo para o diretor que algumas cenas têm conteúdo sensual, até demais da conta. Não é à toa que Lady Gaga tem agora mais um troféu para sua coleção: o do videoclipe mais polêmico de 2010.
 



fonte: Vagalume